
Minha comadre está estagiando em quatro colégios municipais da cidade do Recife. Quando foi selecionada chegou toda eufórica, pediu as amigas idéias, material para apresentar nas aulas. Ela está perto de concluir seu curso de pedagogia e cheia de entusiasmo seguiu para seu primeiro dia. A noite estava arrasada, me contou quase chorando de sua decepção. As escolas, algumas com horário integral, onde as crianças estudam o dia inteiro, bem equipadas, limpas pintadas, com biblioteca, professores, merenda, almoço e ... ... ... cadê a parte ruim? Porque a decepção? Ela me contou que numa das salas, quando abriu a porta para entrar, encontrou a professora escrevendo no quadro e os alunos no maior corre-corre, fazendo “aquela” bagunça, brigando, rasgando material...disse que é de arrepiar. As crianças não querem estudar, são mal educadas, sujas, violentas e confiantes, muito confiantes. Respondem aos professores, não respeitam ninguém, são ameaçadores.Numa sala de trinta crianças apenas três ou quatro fazem as tarefas. Segunda série e não sabem ler. Apenas uma professora conseguia manter seus alunos ocupados, mas no GRITO!
Escutou estórias horrorosas de crianças que tomam conta dos irmãos menores, outras de pais bêbados... viu algumas com hematomas nos braços. Estudar tanto, se dedicar, sair cheia de esperança e planos e ... .... se for dar aulas em uma escola particular ainda vai poder ver os resultados de seu trabalho, mas se for em escola pública....
Minhas filhas estudam numa escola pública e confesso, já chorei, me desesperei, agora faço o que posso. Ajudo, orientando nas tarefas, nunca fazendo por elas. Estou sempre atenta ao material, se falta algo, se quebra, procuro incentivar a leitura, convido para assistir documentários. Converso muito sobre as responsabilidades de cada um consigo mesmo. Dou exemplo com meu comportamento (acredito que elas aprendem mais vendo do que escutando), não falo palavrão, coloco lixo no lixo, separo, reciclo, economizo água, energia, papel, etc. Procuro não gritar, nem discutir, tenho bons hábitos de higiene e sou muito, muito carinhosa com elas e franca. Dia desses vi minha pequenininha agindo com sua boneca igualzinho a mim. Não sei se estou no caminho certo, isso só vou saber quando elas mesmas tomarem conta de suas vidas. Só sei que para cuidar delas não tenho preguiça. Talvez seja isso, alguns pais têem preguiça de cuidar, orientar seus filhos, e nesse deixa pra lá é assim mesmo vamos vendo crianças se tornando que tipo de adultos? E o que dizer para os futuros professores?
(Foto do Google)