terça-feira, 4 de maio de 2010

Esfihas

Abril foi um mês difícil. Mês de muito trabalho e uma virose que não queria me largar. Não deu pra fazer muita coisa, só o basicão mesmo. Não tive tempo para postar nada e nem para fazer minhas visitinhas. Mas... ... tenho uma novidade que conto num outro post e... pela primeiríssima vez fiz Esfihas.
Foi dando uma passadinha mais que rápida no blog da Maria Amélia que me encantei com as Esfihas dela, então anotei tudo e decidí, no final de semana iria faze-las. A receta é simples: Misturei 750g de farinha de trigo com o fermento para pão, uma colher de sopa de sal e uma de açúcar. Numa outra tigela misturei os "molhados":1/2xícara de chá de água morna e 1/2 também de óleo, um ovo, uma colher de sopa de manteiga e um copo de iogurte natural.
Na verdade, é para seguir uma sequencia, primeiro os molhados, depois misturar aos secos, acontece que ... não fiz assim. Quanto ao fermento para pão na receita pede 50g mas eu coloquei dois pacotinhos de fermento seco para pão e... ... se tratando do iogurte... ... esquecí dele, só tinha um potinho de qualhada e foi o que usei, mas aumentei um pouquinho a quantidade de água morna.
Depois de contornar os percausos, misturei tudo, sovei e deixei descansar por trinta minutos. Passado esse tempo dividí a massa em bolinhas e fui esticando com um rôlo.

Moldar as esfihas não é difícil, coloca-se o recheio no centro do disco de massa e fecha como um triângulo. Lá no blog da Maria Amélia tem foto de como fazer. Depois é só colocar as fofinhas numa assadeira untada e povilhada e levar ao forno por aproximadamente 25 minutos.

Estas foram da primeira fornada. Mas como tudo não é perfeito... esquecí de passar uma gema nelas, por isso ficaram um pouco pálidas. Mas ficaram gostosíssimas!!!!!!!!

4 comentários:

*Wlady disse...

Querida Rita, senti saudades de vc no blog!
Agora fiquei com saudade de quando adolescente, minha mãe fazia deliciosas esfirras - hummmmmm
Parabéns, com certeza vc agradou muito a família! Da próxima vc não esquece de pincelar com gema.
Sabe, fiquei curiosa pela novidade - hehehehe
grande bjk

Janice disse...

Hum...delícia!!!
Saudades de vc, amiga!!!
Que bom que apareceu.
Beijo:)

Primaveril no muro disse...

lá, Rita!
Estava com saudades!
Adoro esfihas! Isso de ve ter ficado muito bom...
Grande beijo

Unknown disse...

OI Rita, realmente vc estava muito sumida, senti falta de seus comentários. Mas ainda bem que está tudo bem agora!!

Eu não domino muito bem a cozinha não, meu marido gosta mais de cozinhar do que eu. MAs esta receita parece mesmo simples e deve ter ficado uma delícia. Um dia me arrisco nas artes culinárias também.

Obrigada por prestigiar meu sorteio, vc não podia mesmo ficar fora desta, uma amante do crochê!! Muita boa sorte para vc! Beijocas