terça-feira, 2 de agosto de 2011

Pão, geléia e o pecado

Sábado à tarde ... chuva! Fiz pão de forma. Mas não foi um pão qualquer, fiz com farinha integral e aveia. Tudo de bom!!!!!!! Ficou bonito, fofo e saboroso. A geléia de morango preparei numa dessas noites ... tembém de chuva.

Na hora de provar o pão com a geléia ... o pecado coca cola geladíssima para acompanhar, deveria ser um suco mas o cansaço não deixou. Pequei!!!!

Para fazer o pão, misturei numa tigela duas xícaras de leite morno, um ovo, 1/3 de xícara (chá) de óleo (usei soja), uma colher de sobremesa de açúcar e o fermento (um sachê do fermento para pão). Deixei descançar por uns vinte minutos. Depois de untar e enfarinhar a forma, fui colocando as farinhas peneiradas, um xícara (chá) da branca, duas xícaras (chá) integral e uma de aveia. Adicionei uma colher de sobremesa rasa de sal e sovei, sovei, sovei, sovei.... ... no começo achei que tinha estragado tudo, mas depois de algumas sovadas a massa foi ficando macia e linda. Deixei descançar por uma hora protegida dentro do formo, depois modelei o pão na forma, acendí o formo q esperei uns quinze minutinhos para o forno esquentar bem e o pão crescer mais um pouquinho na forma. Vinte e cinco minutos de forno (15min baixinho e 10 mais ou menos) deixaram meu pão lindérrrrrrrrrrrimo!!!

A geléia fiz assim: Tinha duas embalagens de morangos. Depois de lavados, tirei os talos e cortei. Coloquei numa panela de fundo grosso com duas xícaras de açúcar (mascavo) e fogo baixo. Mexi vez em quando, uma olhadinha na TV uma mexidinha e depois de alguns minutos que não lembro quantos estava pronta a minha geléia cheirosa e saborosa. Foi só colocar num vidro esterelizado e depois de esfriar, gelar.

Então, foi assim, pão integral, geléia "quase natural" e... ... ... a coca-cola. Mas tava tudo muuuuuuito bom.

5 comentários:

Unknown disse...

Olá,
Amei as receitas!!!! Acho que vou fazer pão amanhã aqui em casa.kkkk
Mil beijos

Sílvia disse...

Oi seu pão parece divino, pena que não acerto fazer um, até maquina de pão já comprei e mesmo assim não fica legal mas vou continuar tentando, bjs

Helena Compagno disse...

Estava super empolgada, magrinha, light light... mas quando cheguei na coca...
Bem, risquei a coca e continuei comendo o seu pão (de olho) porque estou deitadona na cama, gripada, fungando, reclamando, me fazendo de vítima, botando todo mundo a me servir (filha, traz uma água pra mamãe... filha, faz uma sopinha...) E eu que nem estava assim tão doente... porque tô precisando mesmo é descansar depois das férias!
Beijos,

Helena Compagno disse...

Ah, não credito!! fez vestido? então mostra logo porque quero ver. Parou de chover por aí? aqui até agora, nada.
Beijos

Primaveril no muro disse...

Olá!
Não é pecado não e sim uma delícia.
Beijocas