segunda-feira, 13 de julho de 2009

Pão de Forma

Fiz esse pão de forma na tarde do sábado passado. Marido estava viajando então, eu pude arriscar no pão. Acontece que fiz uns pães quando fomos morar juntos e ... ... ficou horrível! Marido comeu tudo, dizia que "dava pra comer", mas sei que ele só comeu porque foi no início de nosso casório. Fiquei traumatizada e nunca mais fiz um pão sequer, a não ser numa outra ocasião com aquele fermento natural. O pão ficou bom no dia, porém no outro estava duríssimo. Portanto, caros leitores e amigos tive que mostrar que sei fazer pão. A receita é super simples: Batí no liquidificador 1/2 xícara de óleo, 2 xícaras de leite morno, 1 ovo, 1 colher de sobremesa de açúcar com o fermento. A receita pede 20 gramas de fermento de pão granulado ou um tablete, eu tinha em casa dois sachês de fermento biológico sêco para pão, cada um com 10 gramas, usei os dois. As xícaras são de chá. Miturei 4 xícaras e meia de farinha de trigo com 1 colher de sobremesa de sal e fui acrescentando o líquido batido. Amassei bem até que a massa ficou lisa. Coloquei numa forma redonda untada e enfarinhada e cobri com um pano de prato para a massa crescer por aproximadamente quarenta minutos. Liguei o forno, deixei esquentar por três minutos e coloquei a forma para assar, primeiro por quinze minutos em fogo baixo e depois por vinte minutos em fogo alto.
Assim que retirei do forno tirei logo uma fatia pra mostrar pra vocês e para experimentar com um cafezinho. Ficou ótimo!

- Fiz em forma redonda porque ainda não tenho uma de bôlo inglês. Se tivesse seriam dois pães.
- No outro dia o pão ainda estava super macio.

9 comentários:

Janice disse...

Hum...tô com água na boca...e adorei a receita!!!!
Beijo:)

Suelly Marquêz disse...

evem ter ficado uma delicia este pao. Estou levando a receita ,vou fazer COM CERTEZA, achei que rendeu muito.
Que bom SABER noticias suas.
Um abraçao e fique com DEUS.
Suellymarquêz
TODOS OS DIAS PENSO EM VOCES!

Wal disse...

Olá Rita, será que ainda tem uma fatia?!.Caso negativo, não tem importância poque já carreguei a receita e possivelmente farei dia 15. Obrigada de coração.
Parabéns pelo aniversário do maridão e antecipadamente deixo meu beijo para a princesa do dia 23.
Um grande abraço da Wal

Aninha disse...

Minha Lindinha!
"Sorria! Sorrir abre caminhos, desarma os mal-humorados, contamina. Mas sorria com a alma, não apenas com os lábios."Autor: Léa Waider
Vamos ágora juntas sorrir, rsrsrs.
Bjinhos bem quentinho no coração.
(",)\
./♥\.
_| |_ Aninha.
Quero um pedacinho, rsrsrs...

*Wlady disse...

Oi Rita!
Cadê a foto do bolo do aniversário do marido?
Que pão bonito que ficou hein!
bjk

Janice disse...

Rita,
pode ser o fermento seco sim, só que tem que fazer a transformação. Para o seco serão 2 colheres de sopa cheias do fermento.
Me conta se fizer.
Beijo:)

Káthia Marchand disse...

Oie Ritaaaaaaa!!!
Bem, cheguei atrasada para desejar um feliz aniversário para seu esposo, mas, estou na data certa para pedir que me mandem um pedaço de bolo por sedex... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs meu níver é 15/07.
Portanto, prepare o bolo ou o pão e pode mandar, estou aguardando na porta dos correios!!!!
Hahahahaha ... deve estar uma delícia esse pão menina!!!


Beijos!

Káthia Marchand disse...

Diz prá sua filha de coração que no dia 23 eu passo por aqui e desejo feliz níver para ela tbm, e que não vale pedir bolo pq eu sou uma negação para fazer doces... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs ... que maldade com a menina, né?
Um beijão para todos!

Karen disse...

OLA RITA!!

MENINA QUE DELICIA !!
ADORO PÃO CASEIRO E ESTE ESTA DIVINO E MTO FACIL DE FAZER!!!
ADVINHA??
FDS TERÁ PÃO AQUI E CASA RSRSR

TENHA UM LINDO DIA

BJKAS

KAREN