quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A Poinsétia - Flor do Natal

Iimagem Wikipédia
Aqui está a flor, aliás flores. Verdes com uma pontinha amarela.


Esta adquirí na Exposição de Animais.

A Poinsétia ela é conhecida como flor-do-natal, bico-de-papagaio, rabo-de-arara, papagaio cardeal ou estrela-do-natal. Tem como nome científico Euphorbia pulcherrima.

Nem vou mostrar como ela está agora, depois que troquei o vaso por um maior. Segundo a "moça" que me atendeu, de uma atenção fenomenal, eu teria que trocar o vaso por um maior ou colocá-la no solo, isso porque seu crescimento é grande, podendo atingir 3m. Fiquei encantada com os tres metros, acho que isso, ou o sol torrou meus neurônios.

Lí que teria que colocar um pratinho com água embaixo do vaso. Fiz isso e sabe o que aconteceu? As folhas foram caindo uma a uma. Tô numa tristeza ... ... ... ... Tirei o pratinho e passei a regar de dois em dois dias, parece que a queda cessou, mas ela está ... ... assim .... ... meio pelada, com apenas uma flor, quer dizer, com poucas folhas vermelhas e apenas uma flor.

E agora? Será que até o Natal ela melhora? Alguém tem uma sugestão? Mas por favor, se fiz algo errado me diz bem devagarinho... ... é que estamos em tempo de Natal, fico sensível.

6 comentários:

Geovana disse...

Oi Rita

Amei seu recadinho...pois é, menina, ando sumida mesmo, mas não esquecida. É falta de tempo mesmo.

Essa flor é linda, espero que recupere.

Ah! gostei muito da estante. É pensei que fosse foto de revista.

Bjo.

Euzinha disse...

Espero que a flor já esteja bem melhor!
Se calhar, o melhor é tentares ver através da Internet, algum site especializado em plantas.
Bom fim-de-semana!
:)

Talma disse...

Oi flor linda!!
Tenho pensado tanto em vc, sabia? Uma delas é quando vejo minha alamanda e não lembro se respondi à sua pergunta de como foi que fiz para a bicha pegar. O "causo" é que comprei a muda numa floricultura. E a novidade é que ela já está enconstando lá em cima, no pergolado!
E o sorrisão, já deu jeito?? rssss
Pois lembrei de vc, porque consegui quebrar uma ponta de um dente, outro dia, acredita? Sorte que é um molar...rssss. E olha que não faz muito que fiz revisão e limpeza neles!!
Acho que é ... ( schhh...fala baixo)...a idade! rssss.
Outra coisa que me lembra vc é o Centro Espírita. Fui lá, há duas semanas atrás e me senti bem demais. Mas o legal é que meu filho, estudante Marista e se auto-proclamando um católico convicto, adorou a ida e hoje o pai teve que levá-lo.
Agora está sendo um nó fazê-lo entender que aquela "água benta" é para uso interno e não externo....rssss.
Bjs flor!!
Beijocas no papis.

Andréa Granja disse...

Oi Rita, também sou de Pe, mas nasci e moro em Recife. Adorei seu blog!!!

Visita lá o meu também!

Vou voltar mais vezes, hein?!

www.soumaisminhacas.blogspot.com

Unknown disse...

Oi Rita, acho que o problema foi a água embaixo do pratinho (onde tu leu isto mulher?) quase nenhuma planta gosta disto, pois pode apodrecer a raiz. Imagina você com os pés constantemente dentro d´água? Então, para as plantas também é bem incômodo. Eu tenho esta planta lá em casa, já até mostrei no blog. A minha está em um vaso grande em um local em que ela possa pegar um pouco de sol direto na parte da manhã; e ela está só crescendo!! Continue com as regas controladas; o segredo da rega, para a maioria das plantas, é regar quando a terra está quase seca, vc precisa manter a terra úmida, mas não encharcada. Coloque o dedo na terra, se notar que a terra não grudou na sua mão, está seca, está na hora de regar. E coloque a plantinha para tomar um pouco de sol (só um pouco viu?) talvez assim ela melhore. Beijocas

inspirações da Jô disse...

Querida Rita,
E aí, sua Poinsétia já deu uma animada?
Sinceramente eu não sei quais cuidados ter com ela, mas sem dúvida que é uma flor bela!!!!!!!
Beijos!!!!!!!!!